sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Você e eu somos o que fazemos repetidamente

Você não precisa fazer algo espetacular hoje, mas repetir algumas pequenas coisas certas, todos os dias. Homens e mulheres que acreditam na "solução instantânea" para os problemas, se iludem e criam desapontamentos para suas vidas, famílias e empresas. Não existe magia rápida, por mais que comerciais de TV tentem nos convencer do contrário. A boa notícia é de que existe uma "magia vagarosa".
A magia vagarosa surge quando você descobre que, repetindo uma certa ação, mesmo que simples, todos os dias e a cada dia, haverá um resultado impossível de ser bloqueado, em algum momento no futuro. Note a parte da frase que diz "impossível de ser bloqueado". É algo similar ao que ocorre com o bambu chinês que, ao ser plantado, fica aproximadamente 5 anos sob a terra. Durante cinco longos anos ele vai desabrochando lentamente de um diminuto broto a partir do bulbo, com todo o crescimento escondido sob a terra, invisível aos observadores. Entretanto, sua maciça e fibrosa estrutura de raiz está sendo construída. No final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros de uma só vez. Parece um evento único, mas é o resultado inexorável de centenas de pequenos eventos que incluíram plantar, regar e cuidar. Todos os dias. Fazer algo, uma só vez, raramente mudará sua vida. Pular uma refeição hoje, e comer dobrado amanhã, não normalizará seu peso. Você pode até enganar as pessoas, mas não engana as leis da biologia, física e química. Tais leis naturais não se dobram a eventos únicos, somente a eventos repetidos. Este princípio é tão importante para sua carreira, seu romance, a criação de seus filhos ou o desenvolvimento de um produto, que faço questão de repetir, para que isso fique gravado em sua mente: as leis naturais não se dobram a eventos únicos, somente a eventos repetidos.
Levar flores para sua amada hoje, e deixar o romance de lado depois, não ajudará nada, porque romance é um bambu chinês. Tratar bem seu cliente hoje, mas considerá-lo um estorvo amanhã, fará com que você tenha sempre que procurar novos clientes. Clientes são um bambu chinês. Marcar presença na faculdade hoje, mas ficar no barzinho da esquina durante o resto da semana, não ajudará na hora de conseguir um lugar no competitivo mercado de trabalho. Competência é um bambu chinês.
"Você não é o que faz vez ou outra, mas o que faz repetidamente. "
Eventos únicos não provocam mudanças consistentes em empresas, famílias, carreiras, vida pessoal e, raramente, alteram o futuro. Somente eventos repetidos centenas de vezes podem garantir a alteração de seu destino, mesmo que sejam eventos muito, muito pequenos.
Quais os eventos pequenos que você fará hoje, para mudar seu romance, carreira, família e destino?
Abraços!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Você é apaixonado pelo que faz?

Observe que ser apaixonado pelo que faz, encontra-se relacionado com felicidade e equilíbrio, pois ultrapassa o limite da motivação por estar diretamente ligado com as emoções do coração e o constante desejo de aperfeiçoamento.

Felicidade – Há quem acredite que felicidade não existe! Há quem acredita que a ela é construída e conquistada a cada dia. Há quem compreenda que não é um estado constante, mas uma busca constante.
O que é felicidade? É um estado emocional e afetivo de sentir prazer pelo que se está desenvolvendo. Um acadêmico apaixonado pelo curso escolhido sente felicidade ao fazer novas descobertas. Por estarem apaixonados empresários, executivos, esportistas, profissionais liberais demonstram a felicidade através de pequenos gestos, como um sorriso, um saudoso bom dia, ou mesmo, reconhecendo o esforço de um colega.
O que traz felicidade? Um dia de sol, a venda efetuada, um cafezinho ou um chá após uma extensa reunião, a satisfação de um cliente, o sorriso do filho que estava ansioso à sua espera... A felicidade alcança sua extensão quando você dedica um pouco do seu precioso tempo às coisas que proporcionam a sensação de leveza, de reconhecimento, de superação e de bem-estar. O profissional que busca apaixonar-se pelo que faz compreende que a felicidade é uma construção diária, apoiada pela capacidade de admitir seus erros e demonstrar suas emoções e os seus sentimentos.

Equilíbrio – Tenha certeza de que todo profissional de destaque planejou e continua realizando o planejamento de novas conquistas, equilibrando vida pessoal e profissional. A qualidade de vida tem relação com o equilíbrio de suas emoções e ações, sem esquecer da presença do cônjuge, noiva, namorada, pai, mãe, filhos e amigos. Observe que há pessoas que pagam um alto preço para alcançar os resultados esperados, mas esquecem de completar suas emoções com sentimentos de afeto, gratidão, valorização e convivência familiar.
Descobrir o que há de melhor em cada um de nós depende da postura que adotamos diante da vida pessoal e profissional e desta maneira é coerente aliar o equilíbrio entre sua paixão pelo trabalho e o bem-estar pessoal permitindo, desta maneira, conquistar resultados mais satisfatórios. O profissional que busca apaixonar-se pelo que faz, compreende que às vezes somos reconhecidos e às vezes somos invisíveis aos olhos do nosso líder. O equilíbrio entre as atividades diárias e as obediências das regras e políticas da empresa, além de prezar pela saudável convivência entre os colegas, oferece um clima organizacional prezando pelos diferentes valores, pensamentos e comportamentos de cada ser humano.
É evidente que quando um profissional é apaixonado pelo que faz, desenvolve gradativamente um processo introspectivo de novas descobertas e auto-realização, não sendo um acomodado que somente reclama do salário que recebe. Mas com determinação pessoal conjugada com a vontade de vencer, dedica parte do seu tempo para aprimorar seu desempenho, estudar e fortalecer suas competências.
Há pessoas que somente fazem crítica da empresa onde trabalham e compartilham sempre uma história trágica com seus colegas de trabalho, entretanto, não há profissional de destaque que deixe de lado a felicidade em seus gestos e suas palavras ao expressar a satisfação pelo que faz. Estudos evidenciam que colaboradores produtivos tendem a ser funcionários felizes, confrontando o mito de que funcionários felizes são colaboradores produtivos.
Seja no seu cotidiano, indiferente do cargo que ocupa, um profissional produtivo e eficiente realizando um excelente trabalho, dominando o mau humor e tendo a satisfação de ser intrinsecamente feliz. Observe que a paixão pelo trabalho permite superar desafios, romper obstáculos e oferecer continuamente um trabalho diferenciado, capaz de encantar as pessoas que estão à sua volta. Agora responda: Você é uma pessoa apaixonada pelo que faz?

Sucesso!