quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Você é apaixonado pelo que faz?

Observe que ser apaixonado pelo que faz, encontra-se relacionado com felicidade e equilíbrio, pois ultrapassa o limite da motivação por estar diretamente ligado com as emoções do coração e o constante desejo de aperfeiçoamento.

Felicidade – Há quem acredite que felicidade não existe! Há quem acredita que a ela é construída e conquistada a cada dia. Há quem compreenda que não é um estado constante, mas uma busca constante.
O que é felicidade? É um estado emocional e afetivo de sentir prazer pelo que se está desenvolvendo. Um acadêmico apaixonado pelo curso escolhido sente felicidade ao fazer novas descobertas. Por estarem apaixonados empresários, executivos, esportistas, profissionais liberais demonstram a felicidade através de pequenos gestos, como um sorriso, um saudoso bom dia, ou mesmo, reconhecendo o esforço de um colega.
O que traz felicidade? Um dia de sol, a venda efetuada, um cafezinho ou um chá após uma extensa reunião, a satisfação de um cliente, o sorriso do filho que estava ansioso à sua espera... A felicidade alcança sua extensão quando você dedica um pouco do seu precioso tempo às coisas que proporcionam a sensação de leveza, de reconhecimento, de superação e de bem-estar. O profissional que busca apaixonar-se pelo que faz compreende que a felicidade é uma construção diária, apoiada pela capacidade de admitir seus erros e demonstrar suas emoções e os seus sentimentos.

Equilíbrio – Tenha certeza de que todo profissional de destaque planejou e continua realizando o planejamento de novas conquistas, equilibrando vida pessoal e profissional. A qualidade de vida tem relação com o equilíbrio de suas emoções e ações, sem esquecer da presença do cônjuge, noiva, namorada, pai, mãe, filhos e amigos. Observe que há pessoas que pagam um alto preço para alcançar os resultados esperados, mas esquecem de completar suas emoções com sentimentos de afeto, gratidão, valorização e convivência familiar.
Descobrir o que há de melhor em cada um de nós depende da postura que adotamos diante da vida pessoal e profissional e desta maneira é coerente aliar o equilíbrio entre sua paixão pelo trabalho e o bem-estar pessoal permitindo, desta maneira, conquistar resultados mais satisfatórios. O profissional que busca apaixonar-se pelo que faz, compreende que às vezes somos reconhecidos e às vezes somos invisíveis aos olhos do nosso líder. O equilíbrio entre as atividades diárias e as obediências das regras e políticas da empresa, além de prezar pela saudável convivência entre os colegas, oferece um clima organizacional prezando pelos diferentes valores, pensamentos e comportamentos de cada ser humano.
É evidente que quando um profissional é apaixonado pelo que faz, desenvolve gradativamente um processo introspectivo de novas descobertas e auto-realização, não sendo um acomodado que somente reclama do salário que recebe. Mas com determinação pessoal conjugada com a vontade de vencer, dedica parte do seu tempo para aprimorar seu desempenho, estudar e fortalecer suas competências.
Há pessoas que somente fazem crítica da empresa onde trabalham e compartilham sempre uma história trágica com seus colegas de trabalho, entretanto, não há profissional de destaque que deixe de lado a felicidade em seus gestos e suas palavras ao expressar a satisfação pelo que faz. Estudos evidenciam que colaboradores produtivos tendem a ser funcionários felizes, confrontando o mito de que funcionários felizes são colaboradores produtivos.
Seja no seu cotidiano, indiferente do cargo que ocupa, um profissional produtivo e eficiente realizando um excelente trabalho, dominando o mau humor e tendo a satisfação de ser intrinsecamente feliz. Observe que a paixão pelo trabalho permite superar desafios, romper obstáculos e oferecer continuamente um trabalho diferenciado, capaz de encantar as pessoas que estão à sua volta. Agora responda: Você é uma pessoa apaixonada pelo que faz?

Sucesso!

3 comentários:

èrika disse...

descobri que o segredo nao esta em fazer o que se gosta e sim gostar do que se faz :) bj

Anônimo disse...

Luciana Fonseca, sou considerado peça chave de uma conceituada empresa que trabalha com Engenharia e decoração de alto padrão em São Paulo, gostaria de parabenizar-la por esse seu trabalho do blog, estou certo de que sua filosofia corporativa foi para mim de grande ajuda, e apezar de não conhecer seus trabalhos gostaria de poder me aprofundar um pouco mais sobre esse assunto já que vejo em suas palavras uma excelente vitamina de sabedoria para quem como eu está começando, um excelente 2009 para você de grandes realizações e sucesso profissional.

Luciana disse...

Olá, Rubens

Fico muito contente em saber que de alguma forma o blog Sabedoria Corporativa tem ajudado.
Estou a disposição para trocarmos conhecimentos.

Abraços