sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Você e eu somos o que fazemos repetidamente

Você não precisa fazer algo espetacular hoje, mas repetir algumas pequenas coisas certas, todos os dias. Homens e mulheres que acreditam na "solução instantânea" para os problemas, se iludem e criam desapontamentos para suas vidas, famílias e empresas. Não existe magia rápida, por mais que comerciais de TV tentem nos convencer do contrário. A boa notícia é de que existe uma "magia vagarosa".
A magia vagarosa surge quando você descobre que, repetindo uma certa ação, mesmo que simples, todos os dias e a cada dia, haverá um resultado impossível de ser bloqueado, em algum momento no futuro. Note a parte da frase que diz "impossível de ser bloqueado". É algo similar ao que ocorre com o bambu chinês que, ao ser plantado, fica aproximadamente 5 anos sob a terra. Durante cinco longos anos ele vai desabrochando lentamente de um diminuto broto a partir do bulbo, com todo o crescimento escondido sob a terra, invisível aos observadores. Entretanto, sua maciça e fibrosa estrutura de raiz está sendo construída. No final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros de uma só vez. Parece um evento único, mas é o resultado inexorável de centenas de pequenos eventos que incluíram plantar, regar e cuidar. Todos os dias. Fazer algo, uma só vez, raramente mudará sua vida. Pular uma refeição hoje, e comer dobrado amanhã, não normalizará seu peso. Você pode até enganar as pessoas, mas não engana as leis da biologia, física e química. Tais leis naturais não se dobram a eventos únicos, somente a eventos repetidos. Este princípio é tão importante para sua carreira, seu romance, a criação de seus filhos ou o desenvolvimento de um produto, que faço questão de repetir, para que isso fique gravado em sua mente: as leis naturais não se dobram a eventos únicos, somente a eventos repetidos.
Levar flores para sua amada hoje, e deixar o romance de lado depois, não ajudará nada, porque romance é um bambu chinês. Tratar bem seu cliente hoje, mas considerá-lo um estorvo amanhã, fará com que você tenha sempre que procurar novos clientes. Clientes são um bambu chinês. Marcar presença na faculdade hoje, mas ficar no barzinho da esquina durante o resto da semana, não ajudará na hora de conseguir um lugar no competitivo mercado de trabalho. Competência é um bambu chinês.
"Você não é o que faz vez ou outra, mas o que faz repetidamente. "
Eventos únicos não provocam mudanças consistentes em empresas, famílias, carreiras, vida pessoal e, raramente, alteram o futuro. Somente eventos repetidos centenas de vezes podem garantir a alteração de seu destino, mesmo que sejam eventos muito, muito pequenos.
Quais os eventos pequenos que você fará hoje, para mudar seu romance, carreira, família e destino?
Abraços!

3 comentários:

Anônimo disse...

Lindo! As pessoas acreditam que um evento único pode mudar a vida delas, pois não vêem todo o esforço de tempos e tempos por trás. Espero que a rega que faço todo dia, tenha seu resultado. Ótimo texto para começar a semana! Beijo

Gui Missali disse...

Olá, colega de twitter (te add lá!)

Achei bacana o seu blog, viu. Também aprecio mto essa visão a respeito do aprimoramento psicológico humano =)

Caso tenha interesse, passe no recém-inaugurado estabelecimento gastroliterário sobre comando deste humilde chefe, no endereço que segue> http://comidaescrita.blogspot.com

Bjs e boa degustação ;)

LÉIA FREITAS disse...

Parabens!!! Adorei seu blog amiga...

Adorei este texto, me será útil.

Te adoro!!!

Beijos