terça-feira, 24 de agosto de 2010

A vida é feita de decisões


Ao acordar você deveria escolher levantar ou permanecer na cama, trabalhar ou continuar dormindo. Para um estudante fazer ou não os trabalhos escolares e assim vai, durante o dia cada passo que damos é dirigido por decisões.

Os caminhos da vida são feitos de decisões e escolhas. Assim, o que cada um de nós é hoje, seja na sua vida profissional, seja na sua vida pessoal, é conseqüência destas escolhas e das ações adotadas para efetivá-las. Algumas são essenciais e importantes decisões sobre nossa religião ou nosso papel social. Outras são operacionais, como a roupa que vamos vestir hoje para ir trabalhar.

A todo o momento, queiramos ou não, conscientes ou inconscientes, por ação ou omissão, estamos sempre fazendo escolhas. E nunca é demais lembrar que não escolher já é uma escolha.

O que vale para as pessoas também vale para as empresas, ou seja, uma empresa sobrevive ou não, tem êxito ou fracassa, de acordo com as decisões e escolhas que fez ou faz de suas estratégias e foco, seus sistemas de crenças e valores, seu estilo gerencial, seus processos, suas estruturas, as pessoas que seleciona o sistema de treinamento e desenvolvimento que adota.

Depois de tomada a decisão, esteja pronto para enfrentar suas conseqüências: boas ou más. Pode levá-lo para um lugar maravilhoso ou a uma terra de problemas. Mas o importante é o que escolheu viver a sua vida ao contrário de permanecer um espectador ou uma audiência passiva da sua própria vida.
Se for a decisão certa ou não, só o tempo pode dizer. Mas não se arrependa independentemente do resultado. Aprenda com ela e lembre-se que tem sempre a opção de tomar melhores decisões no futuro!

Nenhum comentário: